Dança

 Origem da Dança Contemporânea
 
Dança contemporânea é o nome dado para uma determinada forma de dança de concerto do século XX.

Ballet Contemporâneo

O Ballet Contemporâneo foi criado no início do século e ainda preserva o uso das pontas e gestuais muito próximos do Ballet Clássico. Nesse estilo de dança as coreografias diferem do método clássico por não mais haver uma história que siga uma sequência de fatos lógicos, mas sim aqueles passos tradicionais fortemente misturados com sentimentos. As roupas usadas no Ballet Contemporâneo são, geralmente, collants e malhas, que dão maior liberdade de movimento aos bailarinos. É o estilo que vem antes da Dança Moderna, esta sim que esquecerá os passos clássicos, dando mais ênfase aos movimentos do corpo.


A dança contemporânea passou a trazer à discussão o papel de outras áreas artísticas na dança, como vídeo, música, fotografia, artes plásticas, performance, cultura digital e softwares específicos, que permitem alterações do que se entende como movimento, tornando movimentos reais em virtuais ou vice-versa. Surgindo, a partir de então, vertentes como a videodança, tornando mais híbridas as relações entre as diferentes áreas da dança.Maus: A Survivor's Tale é um romance gráfico produzido pelo estadunidense Art Spiegelman que narra a luta de seu pai, um judeu polonês, para sobreviver ao Holocausto. O livro também fala do relacionamento complicado do autor com seu pai e de como os efeitos da guerra repercutiram através das gerações de sua família. Em 1992 Spiegelman foi agraciado com um "Prêmio Especial Pulitzer": tal categoria foi proposta pois o comitê de premiação não se decidiu se categorizava Maus como uma obra de ficção ou biografia.
Spiegelman retrata diferentes grupos étnicos através de várias espécies de animais: Os judeus são os ratos (em alemão: maus), os alemães, gatos, os franceses, sapos, os poloneses, porcos, os americanos, cachorros, os suecos, renas, os ciganos, traças, os ingleses, peixes, os brasileiros, papagaios, . O uso de antropomorfismo, uma técnica familiar em desenhos animados e em tiras de quadrinhos, foi uma tirada irônica em relação às imagens propagandistas do nazismo, que mostravam os judeus como ratos e os poloneses como porcos. A publicação na Polônia teve de ser adiada devido a este elemento artístico.
Grande parte do livro foi publicado em série na revista RAW, editada por Spiegelman. Foi então publicado em duas partes, antes de finalmente ser integrado em um só volume. Um CD-ROM com a história também existe, embora tenha saído de circulação.
O livro trata do anti-semitismo. O termo usado pela primeira vez por Wilhelm Marr, designa uma aversão irracional, um ódio gratuito e sem a menor razão pelo povo judeu. Se pararmos para analisar a origem semnantica da palavra, o termo está incorreto pois semitas não são somente os judeus, mas também os árabes. Esse ódio pelos judeus vem de longa data. Os gregos, romanos e babilônios queriam proibir as crenças religiosas do judeu. A Igreja Católica perseguiu os judeus na época das cruzadas. Já no século XX foi a vez da Alemanha nazista perseguir os judeus - exterminando milhões deles.

Características

A dança contemporanea modificou drasticamente as "posições-base" do ballet clássico, além de tirar as sapatilhas das bailarinas e parar de controlar seu peso. Ela mantém, no entanto, a estrutura do ballet, fazendo uso de diagonais e da dança conjunta. A dança contemporânea busca uma ruptura total com o balé, chegando às vezes até mesmo a deixar de lado a estética: o que importa é a transmissão de sentimentos, idéias, conceitos. Solos de improvisação são bastante freqüentes.]]
A composição de uma trilha para um espetáculo de dança contemporânea implica diversos outros fatores além da própria composição musical.
A dança contemporânea não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la.
Esse tipo de dança modificou o espaço, usando não só o palco como local de referência. Sua técnica é tão abrangente que não delimita os utensílios usados. O corpo, pesquisando suas diagonais, não delimita estilos de roupas, músicas, espaço ou movimento.

Dança (do francês antigo dancier) geralmente refere-se ao movimento humano ora usado como forma de expressão ou apresentado num contexto social, espiritual ou num ambiente de performance. Também é usada para descrever métodos de comunicação não-verbal entre humanos ou animais (dança das abelhas, dança de acasalamento), movimento em objetos inanimados (as folhas dançam ao sabor do vento) e determinados géneros musicais. Coreografia significa qualquer noção de dança.
Definições daquilo que constitui a dança dependem de restrições sociais, culturais, estéticas, artísticas e morais. Varia entre movimento funcional (como a dança folclórica) e codificado, técnicas virtuosas como o ballet. As disciplinas de dança existem em desportos, como a ginástica, patinação artística e natação sincronizada. A arte marcial kata é muitas vezes comparada com dança.

 SAIBA MAIS...


Tipo de dança

Valsa nasceu na Europa, na Áustria e Alemanha, inspirada no minueto e no laendler, dança alemã campestre antiga. A origem da palavra vem do alemão waltzen, que quer dizer dar voltas. É uma dança de compasso ternário, com três andamentos, rápido, moderado e lento.

Imagem em destaque

Isadora Duncan




Isadora Duncan fotografada por Arnold Genthe.
Isadora Duncan (1877–1927) foi uma bailarina norte-americana. Considerada a pioneira da dança moderna.

Festival de dança

Festival Eurovisão da Dança (Eurovision Dance Contest em inglês) é um evento organizado pela União Europeia de Radiodifusão, no qual a sua primeira edição se realizou em Londres, no dia 1 de setembro de 2007, com um formato similar ao Festival Eurovisão da Canção. Para participar, cada país apenas tem de levar ao certame um par de dançarinos (profissionais ou amadores) para dançar dois tipos de dança (na edição de 2008 foi obrigatória um tipo de dança). Depois, serão votados pelos países concorrentes.

Artigo

Dança moderna se refere às escolas e movimentos da história da dança referentes ao período da modernidade. Começou no início do século XX e seus pioneiros procuravam maneiras modernas e pessoais de expressar como se sentiam através da dança.
Ao contrário da dança clássica, a dança moderna vem produzir uma estética de movimentos baseada nas ações cotidianas do homem contemporâneo, considerando seu histórico sociocultural e afetivo. Surgiu como uma ruptura nos padrões rigorosos do academicismo, pesquisando-se novos caminhos pela arte para a expressão humana através do movimento corporal.
Entre os que começaram este movimento estão as americanas: Isadora Duncan, Loie Fuller e Ruth St Denis; o suíço Emile Jacque Dalcrose e o húngaro Rudolf von Laban.

Biografia

Rudolf Nureyev (1938–1993) foi um bailarino e coreógrafo russo de fama mundial, tendo sido considerado o maior bailarino clássico desde Vaslav Nijinsky. Em 17 de junho de 1961, quando estava em turnê com o Kirov Ballet em Paris, ele quebrou a barreira da segurança soviética e pediu asilo político a França. Mesmo tornando-se um cidadão austríaco em 1982, ele passou grande parte de sua vida em Paris.
Em 1989, ele dançou na URSS pela primeira vez desde que a abandonara. Nureyev fez sua última aparição pública em outubro de 1992, como diretor na estreia parisiense de uma nova produção de La Bayadère. Morreu em 1993, em Paris (França), por complicações decorrentes da Aids.

Você sabia?

... que no dia 29 de abril é o Dia Internacional da Dança?
... que no antigo Egito já se realizava as chamadas danças astroteológicas em homenagem ao Deus Osíris?
Dança moderna
... que o caráter religioso foi comum às danças clássicas dos povos asiáticos?
... que na Grécia Clássica, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos?
... que no século XIX apareceram a contradança (que se transformou na quadrilha), a Valsa, a Polca, a Mazurca, etc?






















Nenhum comentário:

Postar um comentário